Lipi Downs: [Tutorial] Desenho um Cartoon (Nível básico)

[Tutorial] Desenho um Cartoon (Nível básico)


Tutorial- Desenhando estilo Cartoon 
Nível Básico


As referências... veja, meus tutoriais são pra iniciantes, então vou te contar um segredo (mas não espalha)... você não vai precisar usar referencias o resto da sua vida de desenhista... quando você desenha o ser humano, por exemplo, a referência serve pra você não errar na proporção pois isso é algo crucial e deve ser treinado com afinco! Chega um momento que você saberá como desenhar o corpo humano sem errar nas proporções... e ainda assim tem um detalhe: o cartoon até deixa você ser um pouco livre, como você pode notar abaixo:
















No estilo do cartoon, você pode ser livre pra desenhar uma pessoa mais 'espichada', mais baixinha, cabeçuda, olhuda, nariguda, orelhuda, com corpo de palito, com corpo de bola,... entendeu? E daí não há erro por isso, justamente pelo estilo do desenho em si (como as caricaturas)

--------------------1º Passo: O quê?

Isso mesmo. O quê? O que você quer desenhar? Um mascote? Um animal, se sim, qual? Uma pessoa, se sim, então uma criança, um adulto, homem, mulher,... ?
Então vamos escolher nosso primeiro personagem e vou começar pelo o que a maioria (que "maioria" tá louco?) escolheu: crianças. Com certeza vocês já viram Cartoon de criança né, afinal quem nunca assistiu (ou já viu em algum lugar) Padrinhos Mágicos? As Meninas Super-poderosas? Betty Atômica? Tá...
--------------------2º Passo: Como?

Como? Ou seja, a parte prática. Materiais: lápis, borracha e papel, simples assim. Essa é a parte principal do Tutorial, que é o rascunho. O rascunho te dará a visão geral do seu desenho. Nele você terá de descrever todo seu personagem de maneira simples, tais como expressão facial, tamanho, movimento... logo, essa é a parte mais difícil também. Bom, desenharemos uma criança. Quais os traços característicos de uma criança em estilo Cartoon?
Isso não é uma regra! Mas em geral vemos algumas características, tais como:
-Olhos grandes (se não for japonês, claro xD )
-Cabeça grande
-Corpo pequeno...

Exemplos:

tá meio tosco mas só fiz pra ilustrar o que quiz dizer xD
------------------------------ rascunho 1

Rascunho... então, não tem como eu fazer um tutorial de como fazer um rascunho porque acho que isso vai de pessoa pra pessoa, eu por exemplo, gosto de começar a desenhar pela cabeça do personagem e pelo olho, tem gente que começa pelo pé, pelo corpo, ou pelos braços sei lá e assim vai. Então vou mostrar mais ou menos a minha forma de rascunho, blz? Então primeiro vamos começar desenhando somente a cabeça mesmo.
- etapas:
 i ) Treine muito círculo. Isso mesmo. Quem quer ser desenhista deve ter um bom traço e ser capaz de desenhar círculos, elipses, polígonos, sem dificuldades, nada de curva francesa! pelo menos não enquanto você estiver em fase de treino. Fiz um círculo, mas poderia ter usado um pouco mais oval se quisesse, vai do seu personagem, depois demarquei onde seria o nariz, a boca e fiz um traço o mais central possível, para me certificar de que ele ficasse completamente de frente.
ii ) Aqui eu já encaixei as partes do rosto, tentando seguir os traços que havia demarcado (é, parece que ficou um pouco meio torto uma coisa aqui e ali, mas dá nada xD )
iii ) Comecei a fazer o cabelo e terminei o olho.
iv ) rascunho completo. Daí é só "oficializar" os traços com alguma caneta ou algo assim e apagar os riscos que serviram de base.
Mas tão rápido assim? Pois é, queria eu estar aí, te ensinar a pegar no lápis, acompanhar seu tracejado, apontar seus defeitos, mas não dá. O jeito é você tentar e depois que cansar de tentar, tente de novo.
------------------------------ rascunho 2

 Mas um pra você treinar =D
Como eu queria um rosto mais oval, eu comecei com uma elipse.

------------------------------ rascunho 3 (mudando a direção do rosto)

Dessa vez farei um rosto sem estar de frente.

Imagine uma laranja e os riscos que demarcam um rosto; se você virá-la um pouco como a verá? Essa é a ideia ; )

---------------------Os detalhes

Então é assim: você precisa saber o que quer desenhar, depois você imagina como isto ficará e faz o rascunho... tá, mas como fazer "as partes" que compõem o rosto? Ou seja, nariz, boca, orelha, cabelo... Fácil né gente, tem uma coisa que ajuda muuuito: as referências. Comece vendo como outros artistas desenham e tente copiar, um treino legar é você fazer o rascunho de um rosto e com o mesmo formato ir trocando o cabelo, olho, feição, do seu personagem...
-- Exemplos de cabelo:
-- Exemplos de olhos:

 -- Exemplos de feições:
 Eu não vou ficar enchendo de exemplos aqui senão vocês vão ficar com preguiça de buscar outras referências. Quero que vocês percebam detalhes tais como, quando for representar alguém triste, a sobrancelha fica arqueada, quando bravo também ela tem a sua forma característica. Também perceber que somente um objeto, por exemplo, a boca ou a sobrancelha, por si só não conseguem exprimir a reação do personagem. Por exemplo, no segundo 'rostinho', se eu tapar a boca do personagem, a impressão que dá é que ele está triste por causa da sobrancelha, mas isso não é verdade como um todo pois ele está sorrindo.



Depois de ter treinado bastante essa parte anterior no que diz respeito a cabeça dos personagens, chegou a hora de "encaixá-las" em um corpo. Para isso faremos uso de um artifício de rascunho chamado de esqueleto, ou palito. 

--------------------rascunho 4
Veja exemplos:


Nota-se que assim como a cabeça, devemos ter um mente de como é o personagem, principalmente no que diz respeito a estatura e ao que ele está fazendo. 

--------------------rascunho 5

Preenchendo o esqueleto. Antes de fazer a vestimenta, recomendo treinar o desenho como se o personagem estivesse despido, ou seja, deixe pra treinar o desenho da roupa depois que você estiver bem nesse primeiro processo. Veja abaixo:



Essa parte definirá também se seu personagem será feminino ou masculino, daí vem aqueles conceitos que você deve estar familiarizado, como, personagem mais "acinturado" e com seios para mulheres, também personagem com ombro mais largo se for homem. Porém ao desenharmos crianças sabemos que algumas dessas características são bem mais atenuadas, e o que faz diferir mais o sexo em personagem infantil é geralmente a cabeça (cabeça,olhos,...) e o tipo de roupa. 

--------------------rascunho 6

"Encaixando" a roupa. Essa parte não tem segredo... é só desenhar a roupa por cima, sempre respeitando o corpo do personagem. 



Viu só que facinho? Pra treinar basta pegar fotos com pessoas em diversas posições, e tentar passar pra folha de papel da forma que fiz aqui... primeiro o "esqueletinho" pra pegar toda a dinâmica do desenho e suas proporções, depois faça os detalhes do personagem e a roupagem. 

Lembra desses? Dê uma olha nos esqueletos:



Como tutorial básico, creio que já está bom parando por aqui. Apresentei algumas idéias e dicas principais pro desenho, e ainda digo que isso é uma fração muuuito pequena do que o Cartoon representa de verdade.
Treine desenhar personagens. Copie. Invente. Se inspire. Treine os "esqueletos", as roupas, as posições. Tente encontrar seu estilo. Não se prenda também em apenas um ou dois artistas, cada qual tem sua técnica e habilidade, com o tempo você aperfeiçoará a sua.
Em um tutorial médio ou avançado desse tema tentarei deixar um pouco mais difícil as técnicas, até lá.
Copyright © Lipi Downs Urang-kurai