Lipi Downs: SmartPower 1.0.0

SmartPower 1.0.0

EMQUET::
"Poupe dinheiro configurando o computador para que ele funcione em horários programas, evitando o desperdício de energia."

SmartPower é um aplicativo para Window ideal para usuários que querem um controle maior sobre os gastos com energia provenientes do computador. Com este aplicativo é possível programar ações que vão ligar, desligar e colocar o PC para hibernar.

Você pode definir horários para que o computador permaneça ligado, uma excelente opção para quem baixa torrents e também para servidores, pois ambos os serviços demandam a máquina ligada por um longo período.

Do que o SmartPower é capaz?

Com o SmartPower você pode criar regras para evitar que o computador entre em estado de hibernação automaticamente, evitando assim perda de conexão em longos períodos ligados. Além disso, é possível programar a máquina para que ela seja ligada e desligada todos (ou apenas alguns) dias da semana, em horários definidos por você.

O sistema de configuração do SmartPower permite que você defina melhor o tempo em que vai deixar o computador ligado e desligado. É possível habilitar algumas condições para as quais o programa deve ou não permanecer ligado, como conexão com a internet, determinados processos funcionando etc.

Deste modo, o usuário tem um maior controle sobre o tempo em que o PC fica ligado, uma boa ajuda para controlar a despesa com o consumo de energia elétrica. Isto porque você pode programar para que a máquina seja ligada e desligada automaticamente e somente quando for necessário, evitando o desperdício.

Configurações

Configurar o SmartPower é relativamente simples. Os recursos do programa estão dispostos em cinco abas diferentes e cada uma corresponde a um item da configuração que pode ser realizada (“pode ser”, pois estas definições são facultativas). É possível usar como critério uma ou todas as opções.

Defina se o critério será o horário programado (“Schedule”): esta opção permite a criação de vários perfis de horário, bem como qual ação deve ser tomada quando o computador é ligado pelo SmartPower.

Outra opção está relacionada a dispositivos (“Devices”) conectados à máquina e eles podem ser tanto discos removíveis quanto outros PCs da mesma rede.

O terceiro critério é a rede (“Network”), ou seja, você pode ativar a opção que manterá o computador ligado sempre que o tráfego de rede (velocidade de download/upload) estiver com valor superior ao definido por você. A porcentagem de uso do processador (“CPU”) também entra como critério semelhante ao da rede.

A guia de processos (“Processes”) serve para que você habilite a opção que garante o funcionamento integral do computador quando alguns processos estiverem funcionando. É preciso inserir seus nomes manualmente. Para descobrir esta informação você pode utilizar a guia “Processos” do Gerenciador de Tarefas do Windows (atalho Ctrl +Shift + Esc).

Copyright © Lipi Downs Urang-kurai